2024-05-03
Como uma estação de bombeamento abandonada foi transformada em um hotel único no meio do lago
Os objetos industriais abandonados estão se tornando cada vez mais o foco de atenção de arquitetos e designers. Claro, é muito mais fácil construir um novo objeto do zero do que reformar algo antigo. Mas é justamente isso que torna tais projetos interessantes, pois os autores da transformação enfrentam uma tarefa desafiadora. É necessário se adaptar às dimensões existentes e criar um conceito interessante que permita ao edifício não apenas mudar sua aparência externa, mas começar uma nova vida. Foi exatamente isso que os especialistas do escritório de arquitetura Cumulus Studio conseguiram fazer, transformando uma estação de bombeamento fechada no lago St. Clair, na Austrália, em um hotel acolhedor.
Um edifício monumental abandonado no meio de um lago pitoresco, acessível por uma ponte separada, é por si só um objeto interessante e atraente. E se transformá-lo em um pequeno hotel, ele se tornará único em seu tipo, pois não há nada semelhante na Austrália ou em outros países do mundo. Assim pensou Simon Kerrant, que encomendou o projeto de transformação da estação de bombeamento desativada.
O edifício em estilo art déco no meio do lago St. Clair foi construído em 1940. A estação de bombeamento foi utilizada por algum tempo para bombear água para a lagoa vizinha, mas depois se tornou desnecessária e foi simplesmente desativada. Como o objeto possui alto valor arquitetônico, decidiu-se mantê-lo e transformá-lo em uma útil localização turística.
O lago St. Clair está localizado na ilha da Tasmânia. Com uma profundidade de 174 metros, é o corpo d'água mais profundo do país. St. Clair e os arredores fazem parte do parque nacional e são um local de Patrimônio Mundial da UNESCO. Este lugar é muito popular entre turistas australianos e estrangeiros. Vários trilhas para caminhadas passam por aqui, e nas margens do lago quase sempre podem ser vistos pescadores, já que a valiosa truta é encontrada aqui. Por essa razão, a administração do parque tem uma relação muito cuidadosa com tudo que está relacionado ao lago e à história da região.
O edifício da estação de bombeamento, que não é utilizado desde os anos 90 do século passado, foi reconstruído no elegante hotel Pumphouse Point. O interior do espaço é sóbrio, enquanto a aparência externa do edifício permaneceu quase inalterada, conforme exigia o projeto de transformação. O edifício e o lago fazem parte de um complexo natural, que é um patrimônio da UNESCO, portanto, nenhuma mudança drástica é bem-vinda. Devido à sua localização específica, o hotel não permite a entrada de pessoas com menos de 18 anos, mas todos os outros podem desfrutar de uma estadia em uma localização impressionante no meio do lago.