2024-05-03
12 praias de tirar o fôlego das quais você não suspeitava. Parte 1
Sol, surf e areia de todas as cores do arco-íris!
Praias de areia branca
Então, você provavelmente já ouviu falar das praias de areia branca (por exemplo, nas Maldivas, Fiji, ou a mais famosa — Hyams Beach na Austrália), mas você sabe de onde elas vêm? Aparentemente, a areia branca são pequenas partículas de coral, misturadas com algas marinhas e outras substâncias que não são absorvidas pelos peixes durante o processo de digestão. Também pode ser quartzo.
Praias de areia rosa
Na verdade, existem muitos praias rosas no mundo das quais você nunca ouviu falar. A areia rosa é resultado da abundância de um tipo especial de foraminíferos que vivem em pequenas conchas rosadas. Quando eles morrem, as conchas permanecem. Com o tempo, o vento as tritura ou as mistura com outras partículas de pedras ou conchas.
Praias de conchas marinhas
Em praias como Shell na Austrália ou Saint-Barthélemy, Jeffrey's Bay na África do Sul e a ilha de Sanibel na Flórida, a costa é totalmente composta por conchas. A localização geográfica única desses lugares faz com que as conchas se acumulem aqui literalmente de todos os lugares.
Praias de areia vermelha
Quando rochas vulcânicas e grandes depósitos de ferro se encontram com o poder erosivo do oceano, nascem praias de areia vermelha. No mundo existem três principais dessas praias: Kokkini Beach na Grécia, Kaikōmū à Hawai e mais uma nas Ilhas Galápagos.
Praias de areia laranja
Embora raro, isso acontece. Areia com alto teor de ferro, mas sem impurezas de rochas vulcânicas, escurece para uma cor laranja. A costa de Ramla Bay nas Ilhas Maltesas é de uma cor laranja brilhante.
Praias de vidro
Ou melhor, uma praia. Este lugar incrível em Fort Bragg (Califórnia) costumava ser um aterro sanitário da cidade vizinha. Na década de 60, a administração da cidade lançou vários programas ecológicos para limpar e restaurar a praia. Sob todos os detritos e lixo, eles descobriram uma praia de vidro marinho polido.